fbpx

O que é departamento pessoal?

O DP, forma coloquial de se referir ao departamento pessoal, é uma área especializada na gestão dos funcionários da empresa. Ele gerencia a folha de pagamento, férias, benefícios, atestados, marcação de ponto e orienta os empresários afim de se evitar passivos trabalhistas.

Ou seja, o setor está encarregado principalmente das questões burocráticas relacionadas aos colaboradores, garantindo a correta emissão e gerenciamento de documentos. Dessa forma, há mais agilidade e eficiência no controle desses fatores. Além disso, ele é fundamental para o cumprimento de normas trabalhistas.

Assim, o departamento pessoal, necessariamente, faz parte da estrutura organizacional da empresa e precisa ser gerido com precisão e seriedade.

Finalmente, esse é um setor que gerencia todo o quadro de pessoal desde a admissão, passando pelo correto controle de remunerações, assiduidade, pontualidade, até a demissão. Outras atividades importantes realizadas pelo DP consistem em explorar índices de rotatividade, controlar, respectivamente, a entrada e saída de funcionários e as faltas e ausências de colaboradores.

Acompanhe nosso blog e redes sociais, temos muitas dicas e informações importantes para você.

Deixe um comentário