Se você acha que não é uma pessoa proativa, mas deseja adquirir este perfil, preste atenção nas 10 dicas a seguir:
1 – Olhe suas responsabilidades e pergunte a si mesmo:
Quais tarefas são regulares? Quais vêm em grande quantidade?
Quais precisam de atenção assim que chegam?
2 – Faça uma análise de como executar as tarefas com mais eficiência.
3 – Crie um plano ou rotina para realizar a tarefa; distribua as atribuições, recrutando e instruindo outras pessoas para tarefas grandes ou urgentes; procure passos que possam ser eliminados ou reduzidos; colete todas as informações necessárias antes de iniciar o projeto.
4 – Antecipe os problemas e desenvolva soluções alternativas.
5 – Busque resolver os problemas, ao invés de deixá-los no projeto.
6 – Adiante o que é menos urgente e tarefas diárias.
7 – Saiba definir o que é prioritário.
8 – Elimine o que for desnecessário. Algumas coisas não precisam ser feitas ou não precisam ser feitas por você. Saiba delegar responsabilidades e não desperdice seu tempo em coisas que não são necessárias.
9 – Avalie o que realmente funciona e o que não funciona enquanto executa um processo ou procedimento.
10 – Tente antecipar as necessidades e o que você vai precisar saber realizando um planejamento do projeto.
Pense de maneira criativa. Faça anotações, armazene ideias, coloque as ideias em ação, observe e absorva tudo o que acontece a sua volta, ao conversar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.
A proatividade é um exercício e uma habilidade que, além de modificar o modo como o profissional é visto dentro do ambiente de trabalho, ainda pode trazer benefícios na vida pessoal.
O proativo toma responsabilidade pela sua vida e toma decisões baseando-se nos seus valores, desligando-se dos valores do ambiente a sua volta e da forma como foi criado.
Ser proativo vai muito além de ter iniciativa.
Confira alguns exemplos de comportamentos proativos :
▪️ Antes de participar de uma reunião, uma pessoa proativa prevê os questionamentos que as pessoas poderão fazer, e levanta as informações necessárias para respondê-los.
▪️ Antes que o cliente ligue para reclamar que uma entrega está atrasada, ela entra em contato com ele e renegocia o prazo, apresentando as razões do atraso.
▪️ Antes que a chefia lhe pergunte sobre o andamento de um projeto, ela produz um relatório para colocá-la a par da situação.
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